Hungria é a campeã da Copa do Mundo de Vela

Esportes

Primeira edição da SSL Gold Cup foi realizada em Las Palmas, na Espanha

A seleção da Hungria conquistou, neste domingo (3), o título inédito da SSL Gold Cup, a chamada Copa do Mundo da Vela. O evento inédito foi realizado em Las Palmas, Gran Canárias, na Espanha, e contou com 56 nações, que tiveram barcos rigorosamente iguais nas disputas.

Os húngaros apelidados de Xamãs ganharam a regata final, superando Itália e Holanda, que ficaram com a prata e o bronze respectivamente. A Espanha, que corria em casa, foi a quarta colocada.

O jovem time comandado por Zsombor Berecz veio das oitavas-de-final teve uma rápida recuperação na regata decisiva após uma largada ruim. Após um erro da armada espanhola, os húngaros conseguiram contornar a primeira bóia já na liderança e não largaram mais.

Após 45 minutos de prova, com ventos de fraca intensidade e muito sol, a tripulação da Hungria fez sua festa no Real Club Náutico de Gran Canárias regata por uma bateria de escola de samba local. 

”O segredo do sucesso foi o nosso trabalho em equipe. O formato da SSL Gold Cup é inovador e nos deu a chance de mostrar o talento dos atletas húngaros para o mundo. Estamos muito felizes por esse resultado”, contou Zsombor Berecz, medalhista de prata em Tóquio 2020 na classe Finn.

Os italianos celebraram o resultado de segundo lugar, depois de eliminarem Brasil e Nova Zelândia. Liderada por Vasco Vascotto, os Gladiadores chegaram a estar em último, mas após o distanciamento dos húngaros fizeram um match race com os holandeses.

 ”Não podemos negar que a Hungria mereceu essa vitória. Fizeram um ótimo trabalho, assim como todos que chegaram às finais. O evento foi um sucesso, principalmente pela ampla participação de crianças aqui na Espanha nos vendo”. 

O Brasil – chamado de Brazilian Storm – finalizou entre as oito melhores seleções do mundo na inédita SSL Gold Cup, após as semifinais disputadas no sábado (2). A Seleção Brasileira de Vela foi liderada por Robert Scheidt e Martine Grael, e teve como coach e CEO, Bruno Prada. O time contou ainda com André Fonseca, Gabriel Borges, Henry Boening, Juninho de Jesus, Mario Tinoco, Alfredo Rovere, Henrique Wisni, Pedro Trouche e Gabriel Kieling.

”Os húngaros leram bem o vento e conseguiram levar esse título. É bom ver uma nação considerada pequena vencendo um evento deste porte. Nós brasileiros estamos felizes pelo resultado, mesmo não chegando a grande final. Montamos um time e espero que a gente volte a competir em breve”, contou Robert Scheidt.

A vela brasileira também foi representada por Ricardo Navarro. O catarinense foi o presidente da Comissão de Regata e ajudou a organizar todas as provas das fases de eliminatórias e finais. Só em Las Palmas foram feitas 65 regatas em 25 dias das finais.

”Nós fiscalizamos tudo do início ao fim. Os barcos foram iguais para todos e escolhemos as velas que eles usaram. Assim, um país emergente pode competir contra uma potência em condições idênticas. Ganharam os melhores e essa é a filosofia da SSL Gold Cup”.

A SSL Gold Cup é um evento especial da World Sailing e contou com as melhores 56 nações de vela no mundo. Após os mata-matas, apenas restaram os quatro países finalistas: Espanha, Hungria, Itália e Holanda. 

Com semelhança das principais Copas do Mundo em outros esportes, a SSL Gold Cup foi um evento de igualdade de oportunidades com barcos SSL47. O barco brasileiro ganhou em 2022 o patrocínio da Sertrading, uma das maiores empresas de comércio exterior do país, e da Subsea 7 S.A., que apoiam o time. Além da marca de mochilas e equipamentos para atividades outdoor Allcatrazes. 

A união entre Sertrading e Subsea 7 S.A com a Seleção Brasileira de Vela foi idealizada por Bruno Prada, companheiro de Robert Scheidt nas medalhas de Pequim 2008 e Londres 2012, e CEO do barco brasileiro.

Sobre a SSL Gold Cup

A SSL Gold Cup reuniu desde seu início 56 nações entre os membros da World Sailing para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos.

Como na Copa do Mundo de futebol, as primeiras rodadas de qualificação selecionaram os times que avançaram para as fases eliminatórias. Todas as regatas foram disputadas com flotilhas de quatro barcos em cada.

Mais informações em https://goldcup.starsailors.com/

Foto: Martina Orsini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *