Brasileiro fica no Top 5 da Fórmula Kite no Evento-teste de Paris 2024

Esportes

Finais da Formula Kite foram realizadas nesta sexta-feira (14) em Marselha

O maranhense Bruno Lobo concluiu, nesta sexta-feira (14), sua participação no Evento-teste da vela de Paris 2024 na quinta colocação. No evento disputado em Marselha, na França, o atleta da Fórmula Kite chegou à última regata do mata-mata mas acabou perdendo a vaga na final para o italiano Lorenzo Boschetti. 

Para chegar à decisão da Fórmula Kite, Bruno Lobo precisava ganhar duas regatas e logo na primeira do dia conseguiu o feito. Mas na segunda, o brasileiro acabou superado nos metros finais e não seguiu para a disputa do ouro.

Na finalíssima, a medalha de ouro ficou com o francês Axel Mazella, que comemorou o resultado em casa e justamente no feriado local do Dia da Bastilha. No feminino, a francesa Lauriane Nolot foi a campeã.

”Ganhei a primeira regata do dia e precisava vencer mais uma. Na última, tive uma disputa com italiano e quem ganhasse iria para a final. Foi decidido realmente nos últimos metros. Foi difícil, uma regata emocionante. Tive uma queda e consegui me recuperar. Quase deu certo, mas é isso”, disse Bruno Lobo.

”Foi um campeonato muito bom. O Top 5 é fruto de um trabalho que já vem sendo feito. A cada competição estou evoluindo mais e saio com boas sensações. Agora, é voltar para casa, descansar um pouco e focar no Mundial, que vai ser em agosto, na Holanda. Vamos com tudo brigar por um pódio lá”, concluiu o atleta maranhense. 

Bruno Lobo agora foca no Mundial de Vela de Haia, que será em agosto, e depois na defesa da medalha de ouro pan-americana em Santiago 2023. Desde o início da temporada, o atleta recebe acompanhamento do gerente de esportes da CBVela, Juan Sienra.

O sexto dia de regatas do evento-teste de Paris 2024 na vela não teve regatas de 49er Fx com as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze. As duas seguem em quarto lugar com 49 perdidos e decidirão neste sábado (15) em qual posição vão para a medal race. 

Na Nacra 17, João Bulhões e Marina Arndt seguem em 15º após nove regatas disputadas na raia francesa. Faltam três para a conclusão do calendário. O paulista Mateus Isaac está em 20º após 13 regatas de 19 do programa antes das finais.

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

Depois do evento-teste, os atletas da Equipe Brasileira de Vela focam no Campeonato Mundial, em Haia, na Holanda, entre os dias 11 e 18 de agosto.

A competição define as primeiras oito vagas de países para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Outras serão preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Foto: Sander van der Borch/World Sailing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *