O que está em jogo na final da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval

Esportes

Regatas finais serão decididas neste sábado (27) no Yacht Club de Ilhabela (YCI)

As últimas regatas da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval serão decididas neste sábado (27) no Yacht Club de Ilhabela (YCI). O maior evento de vela oceânica da América Latina reúne 100 barcos de cinco classes.

A disputa entra no dia final após provas que exigiram técnica e boas escolhas dos tripulantes, que somados chegam a 900. O dia final tem muita coisa em jogo, a começar pela indefinição dos campeões em cada categoria.

A SIVI Daycoval vai premiar, após as regatas que começam às 12h no Canal de São Sebastião, os vencedores de cada categoria com o troféu do Morgazek, barco homenageado nesta que é a 51ª edição.

O atual bicampeão Crioula (Eduardo Plass) não tem vida fácil e precisa superar o +Bravíssimo (Luciano Secchin), que está um ponto atrás após sete regatas. Na cola dos gaúchos a bordo do TP52 está o Phoenix (Mauro Dottori), que tem o atleta profissional de Ilhabela (SP) Juninho de Jesus como peça chave.

“Tudo será decidido na última regata e estamos focados em conquistar esse título depois do vice do ano passado. Estamos voltando para o jogo com regatas com um pouco mais de vento. O conhecimento da raia pode ajudar, mas estamos contra times muito bons”, disse Juninho de Jesus.

O +Bravíssimo (Luciano Secchin) conquistou na mesma data o Brasileiro de Oceano, evento em paralelo à SIVI Daycoval, na ORC Cruiser. Nesta mesma competição, o Vendetta (André Gick) levou o título na classe Clássicos e o Pangea (Jorge Carneiro) na BRA-RGS.

Ambos também entram na disputa pelo título com vantagem em suas respectivas categorias. “Muito feliz! Uma grande conquista. A gente é bicampeão brasileiro, uma conquista que a gente vem perseguindo há bastante tempo. Então nós procuramos fazer tudo planejado e organizado para chegar aqui e poder ir o melhor possível”, contou Jorge Carneiro.

No píer do YCI, André Gick projetou a disputa final: “Está tudo muito equilibrado nos clássicos e vamos para a decisão.”

A classe C-30 também terá um pega eletrizante: Tonka (61,5 pontos) e Relaxa Building (61) estão quase empatados na ponta. O atual campeão Loyalty tem 56,5 pontos e corre por fora. “Para começar, não podemos descartar o Loyalty, mas também não podemos andar atrás do Relaxa. Antes de tudo temos de defender a largada e depois velejar com inteligência. Não adianta imaginarmos que será um match race (disputa entre dois barcos) com o Relaxa. Precisamos correr a nossa regata”, disse Geison Mendes do Tonka.

Na RGS Cruiser, os argentinos do Nautico II (C.N. San Isidro) lideram, com uma vantagem confortável sobre o Pegasus (Licas Azambuja) e o BL3 Urca (Clauberto Andrade).

“A regata foi muito boa, um bom tempo, o vento ficou bastante estável, e podemos fazer tudo, tudo correto, tudo bom. Muito boa organização do campeonato da semana de vela da Ilhabela”, disse o comandante do barco escola Náutico II, Rodrigo Cella.

Resultados

O Banco Daycoval é uma Instituição financeira com 55 anos de experiência, especializado no segmento de créditos e serviços para empresas, com atuação relevante também no varejo, através de operações de crédito consignado, financiamento de veículos, câmbio turismo e investimentos.

Com sede em São Paulo (capital), o Banco possui 3.609 colaboradores distribuídos entre a matriz, 50 agências em todo País e mais de 250 pontos de atendimento.

Foto: Neto Ilhabela | FOTOP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *