Histórias de campeões olímpicos são opção de presente para o Dia dos Pais

Esportes

Biografias do velejador Robert Scheidt, do corredor Joaquim Cruz e do líbero Serginho resgatam momento vitoriosos do esporte brasileiro

A semana do Dias dos Pais tem reservado momentos marcados para quem acompanha a história do esporte brasileiro. Nesta terça-feira (6), a vitória de Joaquim Cruz na Olimpíada de Los Angeles-1984 completa 40 anos. Na segunda-feira (5), Robert Scheidt passou a coroa de maior medalhista olímpico do Brasil para Rebeca Andrade. No mesmo dia, a seleção masculina de vôlei ficou fora de uma semifinal pela primeira vez após 24 anos.

Fatos marcantes e que podem ser revisitados por meio da literatura. E também uma boa opção de presente para o Dia dos Pais, que se comemora neste domingo (11).

O jornalista Rafael De Marco assina as biografias de Joaquim Cruz e Robert Scheidt. O atleta, único campeão olímpico do Brasil em provas de pista no atletismo, Cruz tem sua história retratada em “Matador de Dragões – A História e a Filosofia de Vida do Campeão Olímpico Joaquim Cruz”, lançado em 2015. Mais recente, com lançamento em junho deste ano, “Robert Scheidt – O Amigo do Vento”, tem sua trajetória de cinco pódios na maior competição do planeta, descrita em 396 páginas. Os livros sobre Cruz e Scheidt pode ser comprados no no site da Amazon e também no hotsite da ZDL Editora (www.zdleditora.com.br).

Para deixar de lado a tristeza com a eliminação precoce do time de Bernardinho, o livro “Degrau Por Degrau, A Trajetória Serginho de Pirituba ao Olimpo”, do jornalista Daniel Bortoletto, é uma ótima opção. A obra conta a história de superação de um dos maiores líberos da história e que se consagrou com a camisa do Brasil nos Jogos Olímpicos, com direito a duas medalhas de ouro e outras duas de prata. A obra está disponível no site do Mercado Livre.

Guilherme Costa está em Paris, cobrindo a edição de 2024 dos Jogos. Antes de embarcar, ele lançou “A história das 150 medalhas olímpicas do Brasil”, livro que conta os detalhes de cada uma das conquistas ao longo de 104 anos de participação brasileira em Olimpíadas. A primeira tiragem de 500 exemplares, está esgotada, mas o jornalista já planeja uma segunda edição, devidamente atualizada com os resultados dos Jogos da França. “Cada medalha do Brasil merecia um livro à parte. Não foi fácil resumir toda essa história, mas as vendas surpreenderam”, conta.

Onde comprar

Robert Scheidt – O Amigo do Vento
ZDL Editora – www.zdleditora.com.br
Amazon – https://abrir.link/stKPj

Matador de Dragões – A História e a Filosofia de Vida do Campeão Olímpico Joaquim Cruz

ZDL Editora – www.zdleditora.com.br
Amazon – https://abrir.link/keAWU

Degrau Por Degrau, A Trajetória Serginho de Pirituba ao Olimpo
Mercado Livre – https://abrir.link/aiLpn

A história das 150 medalhas olímpicas do Brasil – esgotado

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *