Competição de vela infantil teve início nesta quarta-feira (5) no Yacht Club Santo Amaro
O Campeonato Brasil Centro de Optimist teve início nesta quarta-feira (5) no YCSA – Yacht Club Santo Amaro, em São Paulo (SP). Crianças e adolescentes de 7 a 15 anos disputam as provas representando clubes de vários estados, como Bahia, Brasília, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além dos paulistas.
Mais de 80 velejadores de OP estão na disputa das regatas. Estreantes e veteranos correram na estreia na Raia 2 da Represa do Guarapiranga, com ventos de 8 a 10 nós, e foram acompanhados de perto por pais e treinadores neste período de férias escolares.
Entre os veteranos, que já se aproximam da idade de passar para a Vela Jovem, o catarinense Theo Sartor (ICSC) abriu vantagem de quatro pontos na liderança para Davi Sugai (YCSA) e de nove para Lucas Leal (ICSC).
O melhor desempenho do dia entre os estreantes foi de Pedro Szabo (Jangadeiros) que venceu uma e ficou em terceiro em outra regata. Na sequência aparecem Lucas Cavalcanti (ICB) e Matheus Palma (YCSA).
”A dica para quem está competindo, principalmente para os estreantes, é manter a calma e pedir para que eles estejam se divertindo mais do que tudo. A gente espera que eles consigam ter uma visão de como funcionam as regras e a raia onde estão competindo”, disse Rafael Muniz, técnico do YCSA.
As regatas desta quinta-feira (6) terão início às 13h na Raia 1 da Represa do Guarapiranga. ”Esperamos que as regatas de hoje tenham ventos mais constantes, com direção Norte e Noroeste. As provas devem ser mais dinâmicas, com mais trabalho tático”.
O campeonato é promovido pelo YCSA, OPTIBRA, COSP – Classe Optimist de São Paulo e FEVESP – Federação de Vela do Estado de São Paulo.
Sobre o YCSA
Localizado na cidade de São Paulo (SP) às margens da Represa Guarapiranga, o YCSA é cercado por muito verde, compondo um cenário natural perfeito para a prática do iatismo. Berço de vários campeões mundiais, o YCSA carrega a tradição de uma biografia admirável ao lado da modernidade de suas instalações e barcos.
Fazer parte desse clube é ajudar a escrever uma história que começou em 1930 e que, desde então, tem marcado a vida de cada associado. Com estrutura náutica privilegiada, o clube conta com hangares modernos para estadia de embarcações à vela e motor, escola de vela com embarcações próprias, rampa de 25 metros de largura com baixa inclinação de acesso à represa, deck e píer com maravilhosa vista da represa, trator e guindaste para transporte de embarcações, marinheiros bem treinados e lanchas e botes de apoio.
Com 24 mil m² repletos de natureza, o YCSA é conhecido dentro e fora do país por sua estrutura náutica de ponta, oferecendo as melhores condições para o aprendizado e prática da vela. O clube é reconhecido não só pelos seus atletas campeões, mas também por sediar eventos de vela nacionais e internacionais.