Quarta etapa da Copa Mitsubishi terá a tradicional regata Volta à Ilhabela – Sir Peter Blake para as classes ORC, BRA-RGS, Clássicos, C30 e RGS Cruiser
A Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica realiza a sua quarta e última etapa de 2024. No Yacht Club de Ilhabela (YCI), sábado (30), será realizada a Volta à Ilhabela – Sir Peter Blake, para os veleiros iguais ou maiores de 28 pés, e a Volta à Ilha de Toque-Toque, para os barcos menores.
A primeira será disputada entre as classes ORC, BRA-RGS A, B e C, Clássicos, C30 e RGS Cruiser. Já a prova em Toque-Toque será voltada para as classes RGS C e HPE25. Ambas as provas têm largada marcada para 11h30.
Em 2024, a Copa Mitsubishi teve as três primeiras etapas disputadas em março, junho e setembro. Para a quarta e última etapa, serão somados todos os resultados do ano para definir os campeões da temporada em cada classe participante.
”Espero que seja uma regata muito agradável porque é uma competição muito interessante, uma prova de resistência e de técnica e estou muito ansioso para voltar a fazer a regata de Volta à Ilha e espero vê-los todos no coquetel e no sábado na largada da regata e após a famosa confraternização de entrega de prêmios, grande abraço”, disse Bayard Umbuzeiro Neto, comodoro da ABVO.
A Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica tem organização e realização do Yacht Club de Ilhabela (YCI) e patrocínio master da Mitsubishi Veículos.
A competição é apoiada por Prefeitura Municipal de Ilhabela, Associação Brasileira de Vela Oceânica (ABVO), Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Marinha do Brasil, Remax Mar & Vela, Balaio de Ideias, e-ventos, Control Service, Jornal Ancoradouro, e FEVESP.
Sobre a ABVO
Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.
A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.
Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.
Foto: Aline Bassi | Balaio